Localização  
 

Inaugurado em 25 de Março de 1882, o Elevador do Bom Jesus do Monte, em Braga, constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica. A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes e a direcção do respectivo projecto foi do engenheiro suíço Nikolaus Riggenbach. Este, que a partir do seu país natal enviava todas as indicações necessárias para a construção do Elevador, contou com a imprescindível colaboração técnica e prática do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard, que em Braga dirigiu a execução do projecto.

Clique Para ver imagem

O Elevador do Bom Jesus é actualmente o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água. Existem apenas mais seis elevadores deste tipo, um dos quais é moderno, construído em 1992. O Elevador do Bom Jesus foi o segundo funicular construído por Riggenbach com sistema de contrapeso de água e é actualmente o único deste tipo que aquele engenheiro construiu e que se encontra em pleno funcionamento.

Clique Para ver imagem

Nas vésperas de completar 120 anos de actividade, sem sofrer qualquer acidente, o Elevador do Bom Jesus constitui hoje em dia um dos mais notáveis exemplares do património industrial e técnico em Portugal, razão pela qual é de extrema importância qualquer iniciativa que vise a divulgação da sua história, à sua valorização e ao reconhecimento público da sua importância.